O Evangelho de hoje (Mc 9,14-29) nos aponta uma cena muito comum em nossa vida: A falta de fé ou a insuficiência desta. Este Evangelho nos aponta a insuficiência de fé por parte dos discípulos de Jesus e a falta de Fé do pai do menino possuído pelo demônio.
Digo isso pelo simples fato de que os discípulos, apesar de estarem sempre ao lado de Jesus, não tinham compreendido em totalidade que a fé ela não é algo mágico, mas sim fruto de experiencia e do testemunho. Eles ficaram desapontados por não conseguirem expulsar o demônio do menino, mesmo já possuindo a autoridade que Jesus lhes deu.
A resposta de Jesus explicita que a Fé e fortalecida por meio da Oração constante. Não somente por aquelas orações que são fórmulas prontas que aprendemos desde criança, mas por orações que rezamos constantemente com nossa maneira de agir e de ser.
Entendam: a verdadeira oração não é aquela que falamos, mas aquela que praticamos e vivemos. Podemos então, até nos perguntar: o que é oração?
Oração é o meio que nós temos de entrar em sintonia com Deus. Isto é oração. Ela é o fruro das minhas alegrias, tristezas, conquistas , derrotas, felicidades, decepções... pois devemos estar em comunhão com Deus em todos os momentos de nossa existência, sejam eles positivos ou negativos.
Por isso é que muitas vezes nós repetimos esta mesma frase do pai do garoto: " Se podes fazer alguma coisa, tende piedade de nós e ajude-nos", porque nos falta a veradeira fé, que é fruto da intimidade que temos com Deus.
Quando conhecemos realmente uma pessoa, sabemos tudo o que ela pode e tem capacidade de fazer. Contudo, para conhecermos uma pessoa a este ponto é necessário passarmos boa parte de nosso tempo ao lado dela.
A fé é da mesma maneira, ela me faz confiar na capacidade que Deus tem para agir e para curar, mas eu só O conheço realmente quando passo boa parte do meu tempo com Ele. E isso só é possível por meio da oração.
Portanto, " Tudo é possível para quem tem fé", pois quem tem fé realmente, sabe em quem confia, sabe em que deposita suas esperanças.
E ai voltamos ao ponto de partida, pois é necessário estar em constante oração para descobrirmos quem realmente é Jesus e o que Ele pode fazer em nossa vida.
Que Deus nos ajude a vivermos em perene oração para que possamos conhece-Lo e sermos seus instrumentos na vida de nossos irmãos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário