Destaques

terça-feira, 13 de março de 2012

Por quê devemos participar da Missa?

        Deparo-me com muitas pessoas que falam assim: " Eu vou a missa no dia em quero, é sempre a mesma coisa!". Talvez você seja uma dessas pessoas que fale isso.
     Hoje quero partilhar com vocês da importância da Missa na vida de um Cristão Católico.
     A Santa Missa não é apenas um rito como qualquer outro ela é um sacramento, ou seja, um sinal vivo da presença de Cristo que age no meio do Seu povo.
       Contudo sua importância não se resume apenas ao fato de ela ser o rito do Sacramento da Eucaristia, mas sim por ser um sacrifício perfeito que agrada a Deus.
    Mas enfim, por que devemos ir a missa?
    São Lourenço Justiniano, nos reponde com muita propriedade esta pergunta: “Nenhuma língua humana poderá enumerar os favores que se correlacionam com a Santa Missa. O pecador se reconcilia com Deus, o justo fica mais reto, os pecados são apagados, os vícios eliminados, a virtude e os méritos crescem e as artimanhas do demônio são frustradas.” 
     Devemos ir a santa missa para participarmos do sacrifício de Cristo no altar, pois todas as vezes que a celebramos estamos fazendo memoria a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, que nos convida a morremos para os nossos pecados e a renascermos com Ele para a vida nova. Na missa imolamos o Próprio Jesus, que se faz presente em corpo, sangue, alma e divindade escondido no pão e no vinho. E oferecemos a Deus o Sacrifício de Cristo (o sacrifício da Cruz, mas sobretudo o grande sacrifício de Ele sendo Deus se tornar um pequeno pedaço de pão) em expiação de nossos pecados.
     É por esse motivo que a Igreja nos aponta a Santa Missa como a maior e mais perfeita das orações, pois quando rezamos falamos com Deus, mas na Santa Missa é o próprio Deus que nos Fala em sua Palavra, nos perdoa de nossos pecados, se faz fisicamente presente em nosso meio e entra dentro de nós para restaurar-nos por inteiro e nos dar força para a caminhada. 
      Por isso cada missa que participamos é unica, pois temos a oportunidade de nos encontrarmos pessoalmente com Deus e sentirmos todo seu amor e carinho, pois Ele vem ao nosso encontro.
     Termino este texto com a frase de São João Maria Vianey: "Se soubéssemos o que é a Santa Missa, morreríamos de amor !"

Nenhum comentário:

Postar um comentário