Destaques

quinta-feira, 7 de junho de 2012

A origem da Festa de Corpus Christi

Celebraremos hoje a solenidade do Sacratíssimo Corpo e Sangue de Cristo, conhecida popularmente pelo seu nome em latim: Corpus Christi.
Esta festa teve origem no século XIII na cidade italiana de Bolsena . Nela havia um sacerdote, chamado Pe. Pietro de Praga, que duvidava da presença real de Jesus na Eucaristia. Durante uma missa em que ele presidia na cripta de Santa Cristina esta dúvida se salientou.
Ocorreu que no momento da consagração, ao elevar a hóstia consagrada sobre o altar para mostra-la aos fiéis, a hóstia começou a sangrar milagrosamente ao ponto de ensanguentar o corporal  ( pano de linho sobre o qual se deposita o cálice e os cibórios com hóstias para a consagração).
 O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, informado do milagre, então, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou os fiéis caminhando na entrada de Orvieto, teria então pronunciado diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”.
O papa então pediu que se levassem, em procissão, as relíquias para a catedral de Santa Prisca em Orvieto.
Por causa do fato acima e dos relatos de Santa Juliana, a quem Jesus aparecia em visões lhe pedindo que o mistério Eucarístico fosse celebrado com maior devoção, Urbano IV  instituiu a festa de Corpus Christi em 11 de agosto de 1264 como preceito litúrgico no qual se deve ser celebrado na primeira quinta-feira após a solenidade da Santíssima Trindade.
Ainda hoje, em visita à cidade de Bolsena, é possível contemplar o corporal e a pedra do altar manchados de sangue.

Relicário com o Corporal manchado de sangue
Relicário com o corporal manchado de sangue



Nenhum comentário:

Postar um comentário