Estamos iniciando mais um novo ano. É um momento propício para fazermos uma avaliação de nossas vidas e de tudo o que vivemos em 2012, a fim de que à luz do Espírito Santo tenhamos um 2013 cheio de fé, de esperança e de saúde!
Este ano de 2013 é um ano muito especial na vida de nossa Igreja: estamos vivendo o Ano da Fé e teremos a alegria de vivenciarmos mais uma Jornada Mundial da Juventude, que neste ano se realizará em julho no Rio de Janeiro e contará com a presença do Papa Bento XVI e de mais de 2 milhões de jovens vindo de todo o mundo.
Por isso, neste primeiro mês do ano , gostaria de meditar sobre o acreditar e a árdua tarefa de ter fé.
A palavra fé tem sua origem na palavra latina fidelitas que significa fidelidade. Daí podemos concluir que ter fé e acreditar são duas coisas distintas.
Acreditar, teoricamente, não depende da fé. Acreditar significa dar crédito a algo que ouvimos ou a alguém, ou seja, significa confiar, depositar nossa certeza nesta situação ou nesta pessoa.
Por sua vez, ter fé é ter fidelidade; é ser fiel àquilo em que acreditamos. Portanto para ter fé necessariamente eu tenho que acreditar.
Não é possível ser fiel a alguém se não confiamos nesta pessoa, se não damos crédito às suas palavras e se não temos a certeza de que ela é real e que suas promessas são verdadeiras e fiéis.
Assim fica claro que ter fé em Deus não é apenas acreditar em sua existência. Ter fé em Deus é ser fiel a Ele e a Sua Palavra; é depositar toda a sua esperança em suas mãos.
Por este motivo é que afirmo: ter fé hoje em dia é um desafio, uma árdua tarefa.
A sociedade em que vivemos nos ensina que devemos rejeitar compromissos que requer de nós esforço, dedicação e, sobretudo, que requer renuncia do nosso egoísmo, das nossas vontades e dos nossos interesses.
Ter fé em Jesus Cristo e na sua Igreja pede de nós uma disponibilidade total: “Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga”(Mt 16,24)
Por isso cada dia que se passa é mais difícil de se ter fé e até mesmo de se acreditar em Deus.
Há uma proliferação de sites, canais de TV, noticias de jornais, emissoras de rádios que se opõem ferrenhamente aos ensinamentos do Evangelho e consequentemente perseguem, com ataques verbais e críticas, a doutrina Católica.
Ter fé hoje em dia é remar contra a correnteza, justamente porque a fé exige de nós fidelidade incondicional à Palavra de Deus e aos ensinamentos de Sua Igreja; porque a fé exige cruz e principalmente a fé exige renúncia das coisas mundanas e dos prazeres materiais para se chegar a verdadeira felicidade.
O mundo a nossa volta está caminhando para a instalação do anticristo, pois cada vez mais em nossa sociedade Cristo é excluído e seus ensinamentos são deixados de lado.
Termino este texto com as palavras de Jesus: "Mas, quando vier o Filho do Homem, acaso achará fé sobre a terra ?" (Lc 18,8)
Peçamos ao Senhor, que envie sobre nós o seu Espírito Santo, para que reavive e alimente a nossa fé e nos faça testemunhas do Evangelho a cada dia deste ano de 2013. E que Maria, mulher de fé, interceda ao seu Filho para que jamais troquemos nossa fé por falsas verdades e falsos prazeres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário