Destaques

domingo, 1 de abril de 2012

Espiritualidade do Domingo de Ramos





     Iniciamos hoje com toda a Igreja o início da Semana Santa, com a celebração do Domingo de Ramos. Mas por que esta celebração marca a abertura da Semana Santa? O que ela tem de diferente?

    Estes o aclamaram com "hosanas" e com ramos que pegaram pelo caminho. Dai vem o motivo de o domingo de hoje ser chamado de ramos, pois fazemos memória este momento tão importante da vida de Jesus. Sabemos que Jesus morreu em Jerusalém, cidade sagrada dada de presente por Deus a Davi e a seus descendentes. Poucos dias antes de sua paixão, ele entrou triunfalmente em Jerusalém montado em um jumentinho e foi aclamado pelos habitantes da cidade com Rei. 

      É um convite que a Igreja nos propõe a levarmos nossos ramos à Igreja para aclamarmos Jesus com Rei e senhor de nossa vida e de nossas famílias.

      Contudo o Domingo de Ramos, não apenas nos introduz cronologicamente aos acontecimentos que ocorrerão ao longo desta semana, mas nos convida a meditarmos sobre a Condenação e Morte de Jesus. Por isso os paramentos usados na celebração são da cor vermelha, cor que liturgicamente representa o sangue, o martírio.

      Podemos até definir que o grande foco da celebração de hoje é a Paixão de Cristo, Ápice do amor de Deus por cada um de nós. 
    Assim quando compreendemos o Domingo de Ramos, vivenciamo-lo de maneira muito mais viva e eficaz, pois compreendemos que por meio da celebração de Ramos, somos introduzidos aos mistérios desta Semana, acompanhando desde os primeiros passos de Jesus em Jerusalém, sem perdermos o foco de toda esta semana: o infinito amor de Deus que se Demonstra no Calvário, no lenho da Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário