Destaques

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Estar aos pés de Jesus



        Vamos meditar um pouco sobre este magnifico evangelho que a Igreja nos Propõe para esta Segunda Feira Santa. O evangelho de João 12,1-11.
       Vemos neste evangelho uma visita que Jesus faz à família de Lazaro, aquele que ele o ressuscitara. Jesus estava já a caminho de Jerusalém e passou a noite com seus discípulos na cidade de Betânia, na casa de Lazaro e suas irmãs.
        Contudo o que nos chama atenção é a postura de Maria, irmã de lazaro e Marta, de ficar aos pés Jesus, lavando-os com perfume. A palavra de Deus nos fala bem claro, que ela gastou meio litro de perfume de nardo, cujo preço era extremamente alto.
         Maria não poupou o que ela tinha de melhor, pelo contrário ele deu tudo o que tinha de melhor para Jesus. É o primeiro ponto que somos convidados a perceber nesta leitura: A darmos o melhor para Jesus. Não digo aqui de bens materiais, mas de nossa vida de forma em geral. Muitas vezes damos o resto para Jesus: "se sobrar um tempinho eu a Igreja" ," não posso parar para rezar agora pois estou atrasado" , " não vou rezar o terço pois estou cansado" e etc. Sempre arrumamos uma desculpa para não nos entregarmos por inteiro a Jesus. Não o damos o que temos de melhor, lhe damos o que resta,o que sobra de nós. O melhor nós damos para os nossos interesses pessoais, para a busca de bens e de coisas passageiras.
       Outro ponto muito bonito que contemplamos em Maria é a sua postura: estar ao pés de Jesus. Muitas das vezes não nos colocamos nesta atitude de humildade. Estar aos pés de Jesus é reconhecer quem Ele é e quem nós somos perante Deus. é colocar-se ao Seu inteiro dispor, é submeter-se a Sua vontade. Queremos muitas vezes o contrario que Deus esteja pronto para nos servir da maneira que queiramos e não percebemos que a lógica é o contrario. Estar aos pés de Deus nos garante a maior e a verdadeira alegria !!!
          Contemplamos no ato de Maria a preparação do corpo de Jesus à morte, ou seja , a embalsamação do corpo de Cristo, que não foi feita no calvário. É a atitude de Jesus que, de uma certa forma, se prepara para a sua dolorosa paixão.
Por fim a frase de Judas Iscariotes, o traidor , nos chama muito a atenção. Será que ele realmente estava preocupado com os pobres?
         Judas é o retrato das pessoas que não sabem reconhecer o entrega total das outras pessoas a Deus. São aqueles que criticam, debocham e não veem sentido na entrega "do melhor" ao serviço de Deus.
         Sua frase mostra apenas o seu egoismo, pois ele estava pensando em tirar vantagens na venda do perfume. Ele era o tesoureiro dos doze discípulos e cuidava da bolsa comum, ou seja, do dinheiro que era reservado ao sustento dos outros onze. Com a venda deste perfume, o dinheiro que ele doaria aos ( pois como disse ele é quem cuidava desta área) ficaria para ele. E não era pouco dinheiro!Vale ressaltar que ele traiu Jesus por muito menos, 30 moedas de prata, ou seja dez vezes menos que o valor deste perfume.
         Por isso somos convidados a meditarmos sobre este evangelho sob esta perspectiva: Será que estamos dando o nosso melhor a Deus? Temos a humildade de nos submetermos à sua vontade? Ou fazemos as coisas querendo levar vantagem, esperando algo em troca?
        Que Deus nos ajude a termos esta postura de Maria, que se faz humilde e serva. Que aprendamos a doar o nosso melhor, ou seja, nossa vida por inteiro à serviço de Deus, sem esperar algo em troca.
        Que o Senhor nos dê forças e coragem nesta missão e que nos abençoe para vivenciarmos profundamente esta semana.Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário