Destaques

domingo, 20 de maio de 2012

A Ascensão do Senhor !



“Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus, que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”. ( At 1,11)
     Após sua Ressurreição, Jesus apareceu inúmeras vezes ao seus apóstolos, mostrando-lhes que Ele está vivo e presente no meio dele. Contudo a sua missão já fora cumprida! Tendo pois terminado a sua missão Jesus volta para o lugar de onde veio, ou seja, de junto do Pai.  
     É este o mistério que somos convidados pela Igreja a contemplarmos neste domingo: Jesus que sobe ao céu, para estar ao lado do Pai! 
    A Ascensão do Senhor não é uma solenidade onde se comemora a despedida de Jesus, pelo contrário, celebramos o inicio do ministério da Igreja, que a partir deste momento tem a função de dar continuidade a sua missão até que ele volte!
   O versículo acima nos deixa bem claro o contexto da solenidade: Jesus volta glorioso para os céus, como Ele já havia dito aos seu discípulos ( Jo cáp. 14), ou seja, ele cumpre as suas promessas !!! Da mesma maneira Ele um dia voltará glorioso, para julgar os vivos e os mortos e para estabelecer definitivamente o seu Reino! 
   Essa é a fé que acreditamos e professamos desde a origem de nossa Igreja. Basta olharmos o Credo Niceno-Constantinopolitano, que diz:
"[...] Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; subiu aos céus, e está sentado à direita do Pai. De novo há-de vir em glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim.[...] "
    Contudo a exortação feita pelos anjos ao discípulos vale também para nós. Diante daquela cena maravilhosa, que os olhos humanos jamais viram - o céu aberto, Jesus subindo e milhares de anjos cantando à sua espera - os discípulos ficaram maravilhados que esqueceram da realidade. Foi neste momento que um anjo lhes diz a frase do versículo acima.
   Muitas vezes também nos maravilhamos ao contemplarmos Jesus em sua glória, ficamos parados, olhando para o céu. E nos esquecemos que agora é pra valer. É nossa vez de "arregaçar as mangas"  e cumprir a nossa missão de levar o Evangelho a todas as criaturas, para que todos os povos conheçam esta realidade.
   Não podemos PARAR.  Este verbo no particípio, como se encontra no versículo acima, nos traz a ideia do perigo de estagnarmos. Uma pessoa parada não vai nem para a frente nem para trás. O grande perigo de pararmos, olhando para o céu é justamente este: de não desempenhar a missão evangelizadora a qual fomos chamados, por resumir a nossa fé apenas na contemplação e não transforma-la em realidade; e de descartar o futuro, ou seja, de não fazer a nossa parte em vista da vinda de Jesus!
    Por isso esta solenidade é tão importante para a vida da Igreja, pois ela retoma a dinamicidade da fé. Ela nos ajuda a enxergarmos um Deus poderoso, fiel, amoroso e misericordioso, que conta conosco para a construção de um mundo novo !!!!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário