Destaques

terça-feira, 1 de maio de 2012

São José, Operário de Deus !!!!



Hoje celebramos liturgicamente o dia de São José Operário.  Quando assim falamos, a primeira vista, parece que é um outro José. Mas não é: é o mesmo José, esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus. Contudo a Igreja hoje o contempla  como Operário.
São José era descendente de Davi e foi prometido em casamento a Virgem Maria. Porém antes de se casarem , José soube que Maria estava grávida e para não desonrar sua descendência, nem ver Maria apedrejada, julgou ser melhor abandonar Maria em segredo.
Porém em sonho, Deus lhe revelou que o filho que Maria estava esperando, fora gerado pelo Espírito Santo e que ele seria responsável pela educação desta criança e lhe daria  o nome  de Jesus. A partir de então José tomou Maria por esposa e Jesus como sendo seu próprio filho.
São José não teve nenhum filho com Maria, sendo portanto Jesus seu único descente ( mesmo não sendo Ele filho legítimo de José).
Isso nos narra o Evangelho. Por isso também que são José e chamado de Patrono da Igreja, pois aceitou ser o pai adotivo de Jesus, ensinando-lhe o que sabia principalmente o seu ofício. E é justamente isto que a Igreja nos propõe a contemplarmos hoje!  
São José era carpinteiro, executava os mais diversos trabalhos em madeira, desde móveis, ferramentas, artigos para construção civil, construção naval, entre outros. Ensinou tudo isso a Jesus, pois assim era o costume da época, onde os pais transmitiam seus conhecimentos e seu ofício aos filhos.
José viveu santamente a sua vida. Era obediente a Palavra de Deus, um homem silencioso, que vivia a castidade, a simplicidade e a pobreza.
Por isso somos convidados a aprendermos com José, a sermos operários de Deus, construindo um mundo novo, onde há amor e vivencia fraterna. Onde a vida e respeitada e valorizada. Onde  todos somos irmãos!
Que São José interceda por nós, para que sejamos dóceis ao Espírito Santo e operários fieis à Palavra de Deus!
São José Operário, rogai por nós!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário