Destaques

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A transfiguração do Senhor


Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles.   Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar.  Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!” E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. Eles observaram esta ordem, mas comentavam entre si, o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”. 

(Mc 9,2-10)
        Estamos celebrando hoje a  solenidade da Transfiguração do Senhor. Esta festa é muito importante para nós católicos, pois é o dia em que Jesus se revela aos seus apóstolos com toda glória e esplendor , mostrando-se como Deus.
       No evangelho podemos perceber vários aspectos que dão sentido a esta solenidade. Primeiro é que Jesus sobe com seus discípulos ao monte Sinai. Este monte é importante para os Judeus pois foi nele que Deus se manifestou a Moisés e lhe deu o decálogo, os 10 mandamentos. Outro aspecto importante do evangelho é que Moisés e Elias aparecem conversando com Jesus. 
      Moisés, que viveu aproximadamente 1270 anos antes de Cristo e libertou o hebreus da escravidão egípcia, representa a Lei. Elias que viveu 900 anos antes de Cristo, representa os Profetas do Antigo Testamento.
      A transfiguração,  nada mais é do que a prefiguração da Ressurreição de Jesus. Ele se mostra glorioso, radiante de luz, indicando momentaneamente sua glória, seu esplendor e sua luz   perpetuará para sempre através do sacrifício da Cruz.
     Olhando para a nossa realidade, somos convidados por esta festa a enxergar o Cristo como verdadeiro Deus. 
     Deus nos aponta Jesus como seu Filho muito amado e nos ensina  o caminho para também nós participarmos de sua glória na eternidade: Escutando o Jesus nos diz. 
     Só seremos capazes de contemplar a Deus em sua Glória e majestade quanto somos capazes de ouvir a sua Voz e de colocá-la em prática no dia-a-dia.   
     Quando ouvimos a Palavra de Deus com o nosso coração aberto somos capazes de perceber que Ele é o nosso refugio e nossa proteção.
      Muitas vezes queremos construir muitas tendas que nos dão a ilusão de segurança, proteção, prazer e não deixamos somos capazes de abandonar tantas coisas que achamos que são seguras para ouvir a voz de Deus.
      Quando estamos abertos a vontade de Deus Ele se torna a nossa tenda. Nós cobre em seu amor, nos protege e noas ampara. Ele nos alimenta e nos convidada a participarmos de sua glória.
       Que a sejamos capazes de ouvir a voz de Deus para que possamos também nós participarmos de sua Gloria!!!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário