Destaques

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Aumente a nossa Fé!

     Estamos disponibilizando a pregação realizada no Grupo de Oração de hoje e foi ministrado pelo Felipe Carvalho, servo de nosso Grupo de Oração.
     Esta pregação foi realizada embasada no Evangelho de Lucas, no capitulo 17, versículos 1 à 6.
     Nela , Felipe falou sobre a necessidade da vida de oração, da vigilância e sobre a necessidade da vivencia do perdão. O foco central desta pregação foi a Fé, o reavivamento da nossa fé.
      Vale muito a pena, ouvir em oração esta pregação e deixar que Deus reavive em nós o germe da fé!


 

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

II Tarde de Louvor

      Estamos nos preparando para a II Tarde de Louvor realizada com a parceria do movimento Cenáculo de  Maria.  Este evento será em agradecimento a Deus por mais um vencido com muita luta e muita benção.
      Neste mês de novembro, nosso Grupo de Oração, completará 27 anos e estes é um dos motivos para louvarmos a Deus nesta tarde.
     Também o movimento Cenáculo de Maria completa neste mês 7 anos. Este movimento é da Renovação Carismática Católica e se reúne todo primeiro domingo do mês nas casas das famílias de nossa forania. Ele tem proporcionando a muitas pessoas um encontro pessoal com Deus, a vivencia de oração, a leitura orante da Palavra, tudo isso por meio da intercessão e o auxilio da Virgem Maria, a Rainha da Paz.
    Queremos também celebrar os motivos que levam você a louvar e bendizer a Deus, por isso participe conosco deste momento de louvor, oração e adoração.


Data: 18/11/2012
Tema: " Tendo medo e, começando a afundar, gritou: Senhor, salva-me! " ( Mt, 14,30)
Horário: a partir das 14:00h
Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro
Endereço: Avenida Água Branca, nº 283, Bairro Água Branca, Contagem -MG

PROGRAMAÇÃO:

                                14:00 - Santo Terço
                                14:30 - Louvor
                                15:30 - Pregação (Mt 14,22-33)
                                16:20 - Adoração ao Santíssimo
                                17:20 - Intervalo
                                18:00 - Santa Missa      

domingo, 28 de outubro de 2012

São Judas Tadeu

   

       Neste domingo, temos a alegria de poder louvar a Deus pela vida e pelo testemunho de dois grandes pilares de nossa Igreja: São Simão e São Judas Tadeu, apóstolos.
       São Judas é um santo muito conhecido e muito querido em nosso país, mas nem sempre foi assim. Por muitos séculos, e até bem pouco tempo atrás era um santo rejeitado pelos católicos por causa de seu nome. Muitos o confundiam com Judas Iscariotes, o traidor de Jesus.
       São Judas Tadeu nasceu em Caná da Galileia, filho de Alfeu e Maria Cleofas, prima da Virgem Maria, nossa Senhora. Por esta razão, ele é primo irmão de Jesus.
       Juntamente com seu irmão Tiago, foi escolhido apóstolo por Jesus e citado em alguns evangelhos.
       Gastou a sua vida no anuncio do evangelho e ficou conhecido pelos inúmeros pagãos que se converteram por meio de sua pregação. Exímio pregador, ficou bastante conhecido por seu trabalho apostólico realizado na Pérsia.
       Era chamado por São Jeronimo como " varão sábio e generoso", por sua grande caridade e pela sabedoria com que escreveu sua epístola, que faz parte dos livros que compões o Novo Testamento.
No ano 70,juntamente com o apostolo Simão, chamado Zelota, foi martirizado de modo cruel, violento e desumano; morrendo a golpes de machado, desferidos por sacerdotes pagãos, por se recusar a prestar culto à deusa Diana.
       Devido ao seu martírio, São Judas Tadeu é representado em suas imagens segurando um livro, simbolizando o Evangelho anunciado por ele com grande fé e ousadia, e um machado, o instrumento de seu martírio.

       Suas relíquias atualmente são veneradas na Basílica de São Pedro, em Roma. Sua festa litúrgica celebra-se, todos os anos, na provável data de sua morte: 28 de outubro de 70.
  
Fontes:

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Pregação da noite de louvor

    
      Gostaríamos primeiramente de agradecer a todos que participaram desta noite de louvor e deste seminário de vida no Espírito Santo! Que Ele possa derramar constantemente em seus corações os seus dons e seus carismas.
      Estamos disponibilizando, a pregação da noite de louvor feita pela pregadora Vânia Santos, sobre a palavra que está em Atos dos Apóstolos, capitulo 1 versículo 8.
      Esta pregação é maravilhosa e vale a pena ouvi-la novamente.
      Que Deus lhes abençoe e derrame suas benção sobre suas vidas!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

São Francisco de Assis


    Francisco nasceu em Assis, na Úmbria (Itália) em 1182. Jovem orgulhoso, vaidoso e rico, que se tornou o mais italiano dos santos e o mais santo dos italianos.
    Com 24 anos, renunciou a toda riqueza para desposar a "Senhora Pobreza". Aconteceu que Francisco foi para a guerra como cavaleiro, mas doente ouviu e obedeceu a voz do Patrão que lhe dizia: "Francisco, a quem é melhor servir, ao amo ou ao criado?". Ele respondeu que ao amo. "Porque, então, transformas o amo em criado?", replicou a voz. No início de sua conversão, foi como peregrino a Roma, vivendo como eremita e na solidão, quando recebeu a ordem do Santo Cristo na igrejinha de São Damião: "Vai restaurar minha igreja, que está em ruínas".
    Partindo em missão de paz e bem, seguiu com perfeita alegria o Cristo pobre, casto e obediente. No campo de Assis havia uma ermida de Nossa Senhora chamada Porciúncula. Este foi o lugar predileto de Francisco e dos seus companheiros, pois na Primavera do ano de 1200 já não estava só; tinham-se unido a ele alguns valentes que pediam também esmola, trabalhavam no campo, pregavam, visitavam e consolavam os doentes. 
    A partir daí, Francisco dedica-se a viagens missionárias: Roma, Chipre, Egito, Síria... Peregrinando até aos Lugares Santos. Quando voltou à Itália, em 1220, encontrou a Fraternidade dividida. Parte dos Frades não compreendia a simplicidade do Evangelho. Em 1223, foi a Roma e obteve a aprovação mais solene da Regra, como ato culminante da sua vida.
   Na última etapa de sua vida, recebeu no Monte Alverne os estigmas de Cristo, em 1224. Já enfraquecido por tanta penitência e cego por chorar pelo amor que não é amado, São Francisco de Assis, na igreja de São Damião, encontra-se rodeado pelos seus filhos espirituais e assim, recita ao mundo o cântico das criaturas. 
   O seráfico pai, São Francisco de Assis, retira-se então para a Porciúncula, onde morre deitado nas humildes cinzas a 3 de outubro de 1226. Passados dois anos incompletos, a 16 de julho de 1228, o Pobrezinho de Assis era canonizado por Gregório IX.
     São Francisco de Assis, rogai por nós!

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Participe conosco da Noite de Louvor !!!

    Esta noite de louvor será em agradecimento a Deus pela realização e pelos frutos que já estão sendo colhidos de mais um Seminário de Vida no Espírito Santo, que foi realizado no período de 02/08 à 27/09.

     O objetivo deste seminário foi  fazer com que todas as pessoas que dele participaram tenham uma profunda intimidade com o Espírito Santo de Deus, saibam se alimentar da Palavra, valorizem os Sacramentos de nossa Igreja e compreendam de fato o que Jesus quer de nós!

     Nesta noite de Louvor, também queremos louvar a Deus pelo dom de nossas vidas e por tudo o que Ele tem feito em nosso favor!

     O tema deste louvor será " Descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas  até os confins do mundo."  ( At 1,8).

     Será um forte momento de louvor, oração e clamor ao Espírito Santo de Deus para que ele nos dê seus dons e carismas! 


DIA 11/10/2012
PREGADORA: Vânia Santos
HORÁRIO: 19:00h ÀS 21:30h

LOCAL:Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

ENDEREÇO: Av. Água Branca, 283, Bairro Água Branca.

PARTICIPE CONOSCO, POIS JESUS TE ESPERA E CONTA COM VOCÊ!!!

OBS: As pessoas interessadas em obter o CD com as pregações feitas no seminário, orações e com uma mensagem feita pelo Eros Biondini,  mande- nos um e-mail: nsps.go@gmail.com 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Seminário de Vida no Espírito Santo - 8º Encontro: Batismo no Espírito Santo

      Pedimos desculpas por não termos disponibilizado anteriormente esta belíssima pregação ministrada pelo Vitório Evangelista, partilhando sobre o tema Batismo no Espírito Santo.
       Para esta pregação ele se embasa nas leitura do livro dos Atos dos Apóstolos capítulo 1 a partir do versículo 4.
     Vitório nesta pregação vem falar do importância do Espírito Santo  e de sua ação na vida da Igreja. Além disso, ele nos mostra que o Batismo no Espírito Santo é essencial na vida do cristão, pois ista realidade é uma promessa feita por Jesus.
        Não dá para falar sobre esta pregação, pois ela é esplendida e corremos o risco de ofuscar o seu brilho. Por isso, escute-a com o coração aberto e receba a efusão do Espírito Santo !!!

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Seminário de vida no Espírito Santo:7º Encontro- CURA INTERIOR

     Na última quinta-feira tivemos em nosso Grupo de Oração o Sétimo encontro do Seminário de Vida no Espírito Santo, cujo tema foi Cura Interior.
     Partilhou sobre o tema o pregador Walmir que muito sabiamente nos falou da necessidade que todos nós temos de cura interior.
     Além disso, ele nos relatou o seu testemunho de vida, de como o Senhor agiu em sua vida e como ele o curou interiormente.
      Também nos mostrou, com base no Evangelho de Marcos capitulo 10, versículos de 40 a 46, como Jesus realizava curas interiores.
      Por fim, esta belíssima pregação termina com um forte oração de cura interior, clamando a ação de Jesus em nossa vida desde nossa concepção até o presente momento.
      Vale a pena ouvi-la em oração e deixar que Deus realize em sua todas as benção derrramadas neste dia!



sábado, 8 de setembro de 2012

Natividade de Nossa Senhora

        
       Celebramos hoje o dia do nascimento da Virgem Maria, o dia em que o ventre ditoso de Ana deu a luz a Mãe do Salvador da Humanidade.

        Esta festa é celebrada exatamente nove meses após a festa da Imaculada Concepção de Maria, que se comemora dia 08 de dezembro, e tem a sua origem em Jerusalém. Começou a ser celebrada no século V como festa da Basílica Sanctae Mariae ubi nata est, atualmente cohecida como Basílica de Santa Ana. No século VII, já era celebrada pelas igrejas bizantinas e em Roma, como festa do nascimento da Bem-Aventurada Virgem Maria. A festa foi incluída no calendário tridentino em 8 de Setembro e permanece, até hoje, nesta data.
        De acordo com a tradição, Maria nasceu de pais já velhos e estéreis, chamados Joaquim e Ana, como resposta às suas preces. A paciência e a resignação com que sofriam a esterilidade levaram-lhes ao prêmio de ter por filha aquela que havia de ser a Mãe de Jesus. Eram residentes em Jerusalém, ao lado da piscina de Betesda, onde hoje se ergue a Basílica de Santa Ana; e aí, num sábado, 8 de setembro do ano 20 a.C., nasceu-lhes uma filha que recebeu o nome de Miriam, que em hebraico significa "Senhora da Luz", passado para o latim como Maria. Maria foi oferecida ao Templo de Jerusalém aos três anos, tendo lá permanecido até os doze anos.
        No século IV, e posteriormente, no século XV, surgiu a crença que Maria também teria sido concebida por uma virgem, pelo poder do Espírito Santo. Esta crença foi condenada como um erro pela Igreja Católica em 1677. A Igreja ensina que Maria foi concebida de maneira natural, mas foi miraculosamente preservada do pecado original para ser a mãe de Cristo. Esta concepção livre do pecado original é chamada de Imaculada Conceição.

        Para nós esta festa é muito importante pois marca o inicio do plano de Salvação de Deus. Sem Maria, não há salvação pois foi por meio dela que recebemos Jesus, único e verdadeiro salvador.
       Por isso, neste dia somos chamados a dar glórias a Deus por sua misericórdia e por nos ter dado Maria como nossa mãe, nossa protetora e nosso modelo de obediência a Sua voz.   

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Seminário de Vida no Espírito Santo - 6º Encontro: O SENHORIO DE JESUS


        Tivemos hoje o 6º Encontro do Seminário de Vida no Espírito Santo em nosso Grupo de Oração e meditamos sobre o Senhorio de Jesus.
        Partilhou sobre o tema o jovem pregador Marcos da Forania São Gonsalo, que se baseou na palavra de Filipenses no capítulo 2, versículos de 5 a 11.
        Marcos afirmou que colocamos tantas coisas no lugar de Deus em nossas vidas e que precisamos aceitar que Jesus seja o Senhor de nossas vidas.
        Além disso ele deu testemunho da renovação de sua vida após o encontro pessoal com Jesus por meio da ação do Espírito Santo e também nos fez refletir sobre como estamos deixando Jesus ser o Senhor de nossas vidas.
       Vale a pena escutar em oração esta pregação e deixar que ela produza frutos em nossa vida.


sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Seminário de Vida no Espírito Santo - 5º Encontro: FÉ E CONVERSÃO


     Tivemos ontem em nosso Grupo de Oração o quinto encontro do Seminário de Vida no Espírito Santo e meditamos sobre o tema fé e conversão, partilhado  pela pregadora Vãnia Santos, da paróquia São Gonsalo.
      Vânia nos disse que a fé é graça de Deus e é o nosso alicerce firme que nos mantém de pé diante de   situações adversas. As tribulações e as dificuldades servem para fortalecer a nossa fé.
       Ela também nos ensinou que a conversão deve ser a nossa resposta de fé em Deus e deve gerar em nós frutos de Santidade, conforme nos ensina o Catecismo da Igreja Católica.
"Todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade." Todos são chamados à santidade: "Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito" (Mt 5,48): 
Com o fim de conseguir esta perfeição, façam os fiéis uso das forças recebidas (...), a fim de que, cumprindo em tudo a vontade do Pai, se dediquem inteiramente à glória de Deus e ao serviço do próximo. Assim, a santidade do povo de Deus se expandirá em abundantes frutos, como se demonstra luminosamente na história da Igreja pela vida de tantos santos." ( CIC - § 2013)
        Esta pregação termina com uma belíssima oração de renuncia. Ouça com oração e exercite o dom expectante de sua fé. Que Deus lhe abençoe !!!


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Seminário de vida no Espírito Santo - 4º Encontro: JESUS SALVADOR

    
     Tivemos ontem o 4º encontro do Seminário de Vida no Espírito Santo, onde meditamos sobre Jesus, Salvador.
     Jesus é o salvador por excelência. Seu nome nos recorda a nossa salvação. Yeshua (Jesus em hebraico) significa " Deus Salva". Pela sua morte de Cruz, Jesus nos deu a graça da Salvação, cabendo a cada um de nós acolhe-la ou rejeitá-la.
     Partilhou sobre o tema a pregadora Rosi, do Vale do Jatobá. Ela nos ensina que precisamos morrer para as coisas do mundo para experimentarmos  a salvação. Ela nos ensina a vivermos a nossa vida na companhia de Jesus, a fim de trilharmos rumo a salvação.
    Que esta pregação produza em nós frutos de Salvação. Que Deus lhe abençoe.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Seminário de Vida no Espírito Santo - 3º Encontro: O PECADO

     

    Na última quinta-feira (16/08) tivemos o 3º encontro do Seminário de Vida no Espírito Santo, cujo tema foi: O pecado.
      O tema foi pregado por Wanderlei Alves, de Ibirité, pregador da Renovação Carismática Católica há 16 anos.
      Wanderlei afirmou que a Palavra de Deus traz as claras todas as nossas realidades, que nada é passa despercebido aos olhos de Deus e que ele nos aponta isso em sua Palavra. Além disso, o pecado tira de nós o gosto pelas coisas de Deus.
       Wanderlei também disse que é urgente que os cristãos católicos abram os olhos para não cair nas seduções do demônio e nos ensinou que só se vence o pecado orando. Também nos ensinou para pedirmos em nossas orações para que o Senhor toque aonde não conseguimos ir nem agir: no coração das pessoas por quem pedimos, a começa por nós mesmos.
      Pedimos desculpas por não termos disponibilizado esta pregação anteriormente. Que você possa ouvi-la em oração e aprender com ela como fugir do pecado em todas as circunstancias .
 

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Seminário de Vida no Espirito Santo- 2º Encontro: O AMOR DE DEUS


      Realizou-se hoje o segundo encontro do Seminário de Vida no Espírito Santo e o tema que meditamos hoje foi " O AMOR DE DEUS". Quem partilhou sobre o tema foi o pregador Daniel Alves Pio, da paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos,  no bairro JK.
    Em  sua reflexão, Daniel nos mostrou que Deus é imutável, diferente de nós que mudamos continuamente, e que a melhor definição de Deus é amor. Ou seja, o amor de Deus é imutável. Para chegar a essa conclusão, Daniel tomou como base a Primeira carta de São João, capítulo 4 e versículo 7. Também relembrou a assembléia a declaração de amor à cada um de nós feita por Deus  no livro do profeta Isaías, capítulo 43, versículos 1-5a .
     Daniel  abordou ainda em sua pregação sobre a duração do amor de Deus ( Cf: Jer 31,3) , as condições que Deus exige para nos amar ( Cf: Is 56,10) e fez um paralelo para comparar o nosso amor ( o amor humano) ao amor de Deus ( Cf: Is 49,15-16).
     Além disso, ele deu resposta em sua pregação a uma pergunta que nos intriga: Por que Deus me ama ? 
Por fim terminou com uma belíssima oração a fim de proporcionar a todos que rezaram e vão rezar com ele uma experiencia intima e pessoal com o amor de Deus.
     Por isso ouça esta pregação em oração para que você também possa usufruir dos benefícios do amor de Deus em sua vida, em seu trabalho e em sua família. Vale a pena ouvi-la, pois Deus tem muito a nos falar e a nos ensinar por meio desta pregação!!!! Escutem-na com o coração!!!

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A transfiguração do Senhor


Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles.   Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar.  Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!” E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. Eles observaram esta ordem, mas comentavam entre si, o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”. 

(Mc 9,2-10)
        Estamos celebrando hoje a  solenidade da Transfiguração do Senhor. Esta festa é muito importante para nós católicos, pois é o dia em que Jesus se revela aos seus apóstolos com toda glória e esplendor , mostrando-se como Deus.
       No evangelho podemos perceber vários aspectos que dão sentido a esta solenidade. Primeiro é que Jesus sobe com seus discípulos ao monte Sinai. Este monte é importante para os Judeus pois foi nele que Deus se manifestou a Moisés e lhe deu o decálogo, os 10 mandamentos. Outro aspecto importante do evangelho é que Moisés e Elias aparecem conversando com Jesus. 
      Moisés, que viveu aproximadamente 1270 anos antes de Cristo e libertou o hebreus da escravidão egípcia, representa a Lei. Elias que viveu 900 anos antes de Cristo, representa os Profetas do Antigo Testamento.
      A transfiguração,  nada mais é do que a prefiguração da Ressurreição de Jesus. Ele se mostra glorioso, radiante de luz, indicando momentaneamente sua glória, seu esplendor e sua luz   perpetuará para sempre através do sacrifício da Cruz.
     Olhando para a nossa realidade, somos convidados por esta festa a enxergar o Cristo como verdadeiro Deus. 
     Deus nos aponta Jesus como seu Filho muito amado e nos ensina  o caminho para também nós participarmos de sua glória na eternidade: Escutando o Jesus nos diz. 
     Só seremos capazes de contemplar a Deus em sua Glória e majestade quanto somos capazes de ouvir a sua Voz e de colocá-la em prática no dia-a-dia.   
     Quando ouvimos a Palavra de Deus com o nosso coração aberto somos capazes de perceber que Ele é o nosso refugio e nossa proteção.
      Muitas vezes queremos construir muitas tendas que nos dão a ilusão de segurança, proteção, prazer e não deixamos somos capazes de abandonar tantas coisas que achamos que são seguras para ouvir a voz de Deus.
      Quando estamos abertos a vontade de Deus Ele se torna a nossa tenda. Nós cobre em seu amor, nos protege e noas ampara. Ele nos alimenta e nos convidada a participarmos de sua glória.
       Que a sejamos capazes de ouvir a voz de Deus para que possamos também nós participarmos de sua Gloria!!!     

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Seminário de vida no Espírito Santo - 1º Encontro: O SEMEADOR

  
     Iniciou hoje o nosso Seminário de Vida no Espírito Santo. O tema de nosso primeiro encontro foi "O Semeador". O encontro foi animado por Iolanda e quem partilhou sobre o tema e orientou-nos foi a pregadora Maria Flor de Maio, da paróquia São Judas Tadeu.
       Flor de Maio tomou como base para expor o tema, o capitulo 8 do Evangelho de Lucas dos versículos de 4 à 15. Ela ressaltou a importância do Seminário de Vida no Espírito Santo na vida de um cristão e deu testemunho dos frutos recebidos no primeiro Seminário de Vida no Espírito que ela participou.
      Flor de Maio disse que os frutos do semente semeada por Deus vem da perseverança. Além disso, ela afirmou que a Renovação Carismática Católica pede que sejamos discípulos de Jesus, capazes de escutar atentamente a Palavra  e não apenas falarmos.   
      Escute, baixe e indique esta maravilhosa pregação. Ouça-la em oração e deixe que o solo do seu coração possa acolher esta semente que Deus semeia por meio desta pregação! 

terça-feira, 31 de julho de 2012

Seminário de Vida no Espirito Santo -2012

       
        Estamos vivenciando em nosso Grupo de Oração um forte momento de evangelização, oração e sobretudo de formação: o Seminário de Vida no Espirito Santo.
        O objetivo deste seminário é fazer com que todas as pessoas que dele participarem tenha uma profunda intimidade com o Espírito Santo de Deus, saibam se alimentar da Palavra, valorizem os Sacramentos de nossa Igreja e compreendam de fato o que Jesus quer de nós!
        Por isso, meditaremos sobre nove temas que nos ajudam a entender, sem distorções, a vivencia de nossa Fé Católica e a ação do Espirito Santo na nossa vida, em nosso coração e na vida da Igreja.
        Abaixo segue algumas orientações, as datas e horários, sobre o seminário.

O SEMINÁRIO:

Este seminário se realizará no Grupo de Oração Nossa Senhora do Perpetuo Socorro e segue fielmente a Doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana e as orientações da Renovação Carismática Católica. Ele procederá, basicamente, da seguinte maneira:

* Iniciará às 19:00h com a oração do Santo Terço;
* Seguirá com um momento de louvor e oração;
* Invocação ao Espírito Santo ;
* Partilha da Palavra de Deus
* Ofertório
* Orações finais;
* Pastoreio( acontecerá no dia seguinte)

O PASTOREIO

O Pastoreio ocorrerá nas sextas-feiras após os encontros do seminário. Ele será realizado nas casas dos participantes do seminário no horário das 19:30h às 21:00h. O objetivo do Pastoreio é partilhar com todos os presentes os tema abordado no dia anterior, onde todos podem expressar livremente a sua opinião de como vivenciar no dia-a-dia o tema abordado no seminário. A participação é facultativa. Contudo a presença de todos é muito importante para enriquecer os debates e discussões.

A PROGRAMAÇÃO

Como já dissemos, o seminários ocorrerão todas as quintas -feiras no período de 02 de agosto a 27 de setembro de 2012. Iniciará às 19:00h e reunirá na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. As pregações serão gravadas e publicadas neste blog ao termino do encontro. Da mesma maneira será publicado neste blog o endereço do Pastoreio. Segue abaixo os temas e datas do encontro:


                           DATA     TEMA 


                            02/08  -  O Semeador
                            09/08  -  O amor de Deus
                            16/08  -  Pecado
                            23/08  -  Jesus Salvador
                            30/08  -  Fé e conversão
                            06/09  -  Senhorio de Jesus
                            13/09  -  Cura Interior
                            20/09  -  Batismo no Espírito Santo
                            27/09  -  Vida em comunidade e amor entre os                                    
                                                  irmãos 


* O Pastoreio ocorrerá nas seguintes datas: 03/08,  10/08,  17/08,  24/08,  31/08,  07/09,  14/09,  21/09,  28/09

PARTICIPE CONOSCO ! JESUS CONTA COM SUA PRESENÇA, POIS VOCÊ É MUITO IMPORTANTE!!! 



quarta-feira, 27 de junho de 2012

Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro!!!

         

        Hoje, dia 27 de junho, celebramos com toda a Igreja o dia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro.Estes título de Maria se deve a um ícone de estilo bizantino, que retrata a Maria com seu filho Jesus no colo. Na Igreja Ortodoxa ela é conhecida como Mãe de Deus da Paixão, ou ainda, a Virgem da Paixão.
        Há uma tradição do século XVI que nos fala de um comerciante da ilha de Creta, que roubou um quadro milagroso de uma das igrejas do lugar. Escondeu-o entre suas mercadorias e viajou para o Ocidente. Foi somente pela Providência Divina que ele sobreviveu a uma violenta tempestade e desembarcou em terra firme. Depois de um ano mais ou menos, chegou a Roma com seu quadro roubado.
        Foi aí que ele adoeceu mortalmente e procurou um amigo que cuidasse dele. Estando para morrer, revelou o segredo do quadro e pediu ao amigo que o devolvesse a uma igreja. O amigo prometeu realizar o seu desejo mas, por causa da sua esposa, não quis desfazer-se de um tão belo tesouro. O amigo também morreu sem ter cumprido a promessa.
         Por último, a Santíssima Virgem apareceu a uma menina de seis anos, filha desta família romana, e mandou-lhe dizer à mãe e à avó que o quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro devia ser colocado na Igreja de São Mateus Apóstolo, situada entre as basílicas de Santa Maria Maior e São João Latrão.
        Diz a tradição que, após muitas dúvidas e dificuldades, "a mãe obedeceu e, tendo procurado o sacerdote encarregado da igreja, o quadro foi colocado na igreja de São Mateus."
        Em 1812, o velho Santuário foi demolido. O quadro foi colocado, então, num oratório dos padres agostinianos. Em 1866, os redentoristas obtiveram de Pio IX o quadro da imagem milagrosa. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi colocada na Igreja de Santo Afonso, em Roma. De semblante grave e melancólico, Nossa Senhora traz no braço esquerdo o Menino Jesus, ao qual o Arcanjo Gabriel apresenta quatro cravos e uma cruz. Ela é a senhora da morte e a rainha da vida, o Auxílio dos cristãos, o socorro seguro e certo dos que a invocam com amor filial.

       Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Rogai por nós! 

Fontes de pesquisa:

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Programação da Festa da Padroeira 2012




Mãe do Perpétuo Socorro, sede nossa estrela guia no caminho da nova evangelização.

Estamos em preparação para a celebrar a festa da nossa padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Este é um momento especial de evangelização. Pensando na IV Assembléia do Povo de Deus (APD) que será realizada em nossa arquidiocese neste ano, o nosso Conselho Pastoral decidiu dedicar novos rumos para uma nova evangelização. Durante a novena, refletiremos sobre temas que vão nos ajudar a encontrar novos caminhos para uma evangelização eficaz que corresponda ao apelo de Jesus Cristo e sua mensagem: silêncio e escuta, palavra e compromisso, tendo como base a esperança de um mundo novo em vista da glória de Deus Pai. No próximo dia 18 de agosto realizaremos nossa Assembléia Paróquial, venha participar conosco.
                           
Programação


Dia 22/06 Sexta-feira - 1º Dia da novena
Tema: Maria, mulher do compromisso.

19:00h- Terço: Vicentinos e Apostolado da Oração
19:30h- Missa de Abertura - Pe. Silvério Siqueira de Moura - Paroquia Jesus operario (Contagem)
Canto: Coral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Liturgia: Conselho Pastoral da Matriz e Organizadores
No Palco: EJC

Dia 23/06 Sábado - 2º Dia da novena
Tema: Maria, modelo de vivência trinitária

19:00h- Terço: Pastoral do Batismo
19:30h- Missa - Pe. Manoel Godoy- Diretor do ISTA
Canto: Instrumentos do Senhor
Liturgia: Comunidade Imaculada Conceição
No Palco: Amigos pela Fé

Dia 24/06 Domingo - 3º Dia da novena

07:00h Missa- Pe. Idálio da Rocha Gama
Canto: Coral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Liturgia: Equipe de Liturgia da Matriz

Tema: Maria, primeira evangelizadora
19:00h- Terço: Ação Social e Cenáculo
19:30h- Missa -Pe. Alex Adriano Rocha Barbosa - Reitor do Seminário de Caetité- Ba
Canto: Amigos pele Fé
Liturgia: EJC - Nova Geração - Legião de Maria Juvenil
No Palco: Arte e Canto

Dia 25/06 Segunda-feira - 4º Dia da novena
Tema: Maria, mulher do silêncio.

19:00h- Terço: Grupo de Coroinhas da Paróquia
19:30h- Missa - Pe. Anderson Soares de Souza - Paroquia Nosso Senhor dos Passos- Sarzedo
Canto: Grupo de Canto São Francisco
Liturgia: Legionários e Dízimo
No Palco: Som

Dia 26/06 Terça-feira - 5º Dia da novena
Tema: Maria, essência para a vida.

19:00h- Terço: Grupo de Oração da Matriz
19:30h- Missa - Pe. Richard Luiz Eduardo - Paróquia Santa Lúcia -Sabará
Canto: Grupo de Canto Nossa Senhora Aparecida
Liturgia: Comunidade Nossa Senhora Aparecida e São Francisco de Assis
No Palco: Som

Dia 27/06 Quarta-feira - 6º Dia da novena
Tema: Maria, mulher da escuta.

19:00h- Terço: Ministros da Eucaristia
19:30h- Missa - Pe. Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA - Vigário Episcopal da RENSA
Canto: Agnus Day
Liturgia: Grupos de Oração de toda Paróquia
No Palco: Cristo Rei

Dia 28/06 Quinta-feira - 7º Dia da novena
Tema: Maria, mãe da Palavra encarnada.

19:00h- Terço: Movimento Serra
19:30h- Missa - Pe. Oscar Aquino Baêta Andrade - Paróquia Santa Maria, Rainha dos Apóstolos- Bairro JK
Canto: Cristo Rei
Liturgia: Comunidade São Francisco de Assis
No Palco: Agnus Day

Dia 29/06 Sexta-feira - 8º Dia da novena
Tema: Maria, mulher do serviço.
19:00h- Terço:
Equipe de Ordem e Limpeza de Toda Paróquia e Legionários
19:30h- Missa - Pe. Luís Oliveira R. Pereira - Paróquia Bom Jesus do Amparo - Parque São João
Canto: Arte e Canto
Liturgia: Apostolado da Oração e Vicentinos
No Palco: Sou em Ti

Dia 30/06 Sábado - 9º Dia da novena

Tema: " Ele tomou as nossas dores e carregou as nossas enfermidades." ( Mt 8,17)
14:30h- Terço: Ação Social e Praesidium Rainha dos Anjos
15:00h- Missa - Pe. Idálio da Rocha Gama
Canto: Grupo de Canto da Legião de Maria
Liturgia: Ministros

Tema: Maria, mãe da esperança.
19:00h- Terço: Equipe de Dízimo de toda a paróquia
19:30h- Missa - Pe. João Amaral Rocha - Reitor do Seminário de Almenara - MG
Canto: Servos do Senhor
Liturgia: ECC e Noivos
No Palco: Servos do Senhor

Dia 01/07 Domingo - Encerramento

07:00h- Missa - Pe. Idálio da Rocha Gama
Canto: Coral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Liturgia: Catequese e Crisma
10:00h - Carreata saindo da Matriz

Tema: Mãe do Perpétuo Socorro, sede nossa estrela guia no caminho da nova evangelização.

19:30h- Missa - Dom Luiz Gonzaga Fechio - Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte
Canto: Grupo de Oração Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Encerramento com queima de Fogos

quinta-feira, 7 de junho de 2012

A origem da Festa de Corpus Christi

Celebraremos hoje a solenidade do Sacratíssimo Corpo e Sangue de Cristo, conhecida popularmente pelo seu nome em latim: Corpus Christi.
Esta festa teve origem no século XIII na cidade italiana de Bolsena . Nela havia um sacerdote, chamado Pe. Pietro de Praga, que duvidava da presença real de Jesus na Eucaristia. Durante uma missa em que ele presidia na cripta de Santa Cristina esta dúvida se salientou.
Ocorreu que no momento da consagração, ao elevar a hóstia consagrada sobre o altar para mostra-la aos fiéis, a hóstia começou a sangrar milagrosamente ao ponto de ensanguentar o corporal  ( pano de linho sobre o qual se deposita o cálice e os cibórios com hóstias para a consagração).
 O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, informado do milagre, então, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou os fiéis caminhando na entrada de Orvieto, teria então pronunciado diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”.
O papa então pediu que se levassem, em procissão, as relíquias para a catedral de Santa Prisca em Orvieto.
Por causa do fato acima e dos relatos de Santa Juliana, a quem Jesus aparecia em visões lhe pedindo que o mistério Eucarístico fosse celebrado com maior devoção, Urbano IV  instituiu a festa de Corpus Christi em 11 de agosto de 1264 como preceito litúrgico no qual se deve ser celebrado na primeira quinta-feira após a solenidade da Santíssima Trindade.
Ainda hoje, em visita à cidade de Bolsena, é possível contemplar o corporal e a pedra do altar manchados de sangue.

Relicário com o Corporal manchado de sangue
Relicário com o corporal manchado de sangue



segunda-feira, 28 de maio de 2012

Agradecimento

Nós do Grupo de Oração Nossa Senhora do Perpétuo Socorro agradecemos a presença de todos que participaram do Tríduo de Pentecostes e também de todos os que contribuíram direta ou indiretamente para a realização deste forte momento de clamor ao Espírito Santo de Deus. Que Deus continue lhes abençoando e derramando o Seu Espírito sobre vocês!!!

sábado, 26 de maio de 2012

Comunicado Importante: Tríduo de Pentecostes

Comunicamos à todos que devido á chuva prevista para este sábado, a celebração do 3º dia do Tríduo será na casa da Bete e do Geraldo. 
Qualquer dúvida entre em contato conosco!


quinta-feira, 24 de maio de 2012

TRÍDUO DE PENTECOSTES




       Este tríduo está sendo realizado pelo Grupo de Oração Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com o objetivo de preparação, por meio de fortes momentos de louvor, adoração e oração,  para a Solenidade de Pentecostes.


       Abaixo segue a programação deste Tríduo:


Dia 24/05  -1º dia do Tríduo


Tema: Deus Pai - A ação do Pai ao longo da História!
Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Endereço: Avenida Água Branca, 283, Bairro Água Branca 
Horário: 19:00h
Pregadora: Maria Flor de Maio 




Dia 25/05  - 2º dia do Tríduo

Tema: Deus Filho -  A Salvação que nos foi dada por Jesus!
Local: Casa da Lúcia Eutimia e Sr. João
Horário: 19:00h
Pregadora: Iolanda


Dia 26/05 - 3º dia do Tríduo


Tema : Deus Espírito Santo -  O Esprito é quem vivifica e santifica a Igreja!
Local: Casa do Felipe
Horário: 19:00h
Celebração da Palavra: Felipe


domingo, 20 de maio de 2012

A Ascensão do Senhor !



“Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus, que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”. ( At 1,11)
     Após sua Ressurreição, Jesus apareceu inúmeras vezes ao seus apóstolos, mostrando-lhes que Ele está vivo e presente no meio dele. Contudo a sua missão já fora cumprida! Tendo pois terminado a sua missão Jesus volta para o lugar de onde veio, ou seja, de junto do Pai.  
     É este o mistério que somos convidados pela Igreja a contemplarmos neste domingo: Jesus que sobe ao céu, para estar ao lado do Pai! 
    A Ascensão do Senhor não é uma solenidade onde se comemora a despedida de Jesus, pelo contrário, celebramos o inicio do ministério da Igreja, que a partir deste momento tem a função de dar continuidade a sua missão até que ele volte!
   O versículo acima nos deixa bem claro o contexto da solenidade: Jesus volta glorioso para os céus, como Ele já havia dito aos seu discípulos ( Jo cáp. 14), ou seja, ele cumpre as suas promessas !!! Da mesma maneira Ele um dia voltará glorioso, para julgar os vivos e os mortos e para estabelecer definitivamente o seu Reino! 
   Essa é a fé que acreditamos e professamos desde a origem de nossa Igreja. Basta olharmos o Credo Niceno-Constantinopolitano, que diz:
"[...] Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; subiu aos céus, e está sentado à direita do Pai. De novo há-de vir em glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim.[...] "
    Contudo a exortação feita pelos anjos ao discípulos vale também para nós. Diante daquela cena maravilhosa, que os olhos humanos jamais viram - o céu aberto, Jesus subindo e milhares de anjos cantando à sua espera - os discípulos ficaram maravilhados que esqueceram da realidade. Foi neste momento que um anjo lhes diz a frase do versículo acima.
   Muitas vezes também nos maravilhamos ao contemplarmos Jesus em sua glória, ficamos parados, olhando para o céu. E nos esquecemos que agora é pra valer. É nossa vez de "arregaçar as mangas"  e cumprir a nossa missão de levar o Evangelho a todas as criaturas, para que todos os povos conheçam esta realidade.
   Não podemos PARAR.  Este verbo no particípio, como se encontra no versículo acima, nos traz a ideia do perigo de estagnarmos. Uma pessoa parada não vai nem para a frente nem para trás. O grande perigo de pararmos, olhando para o céu é justamente este: de não desempenhar a missão evangelizadora a qual fomos chamados, por resumir a nossa fé apenas na contemplação e não transforma-la em realidade; e de descartar o futuro, ou seja, de não fazer a nossa parte em vista da vinda de Jesus!
    Por isso esta solenidade é tão importante para a vida da Igreja, pois ela retoma a dinamicidade da fé. Ela nos ajuda a enxergarmos um Deus poderoso, fiel, amoroso e misericordioso, que conta conosco para a construção de um mundo novo !!!!   

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Eu sou o caminho, a verdade e a vida!

  Esta pregação foi realizada ontem, foi ministrada pela Gleusa e partilha o Evangelho de João, capitulo 15 a partir do versículo 1. Vale realmente a pena ouvir em oração esta pregação!!!!





sexta-feira, 4 de maio de 2012

Pregação: A luz !

       Esta pregação abaixo foi feita no grupo de ontem, 03/05/2012, pela pregadora Carla da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos. A palavra pregada foi o Evangelho de Marcos capitulo 4, versículos de 21-25. Foi uma pregação muito ungida que vale a pena ouvir novamente, pois sempre a uma nova semente para  ser semeada e frutos para serem amadurecidos pela Palavra de Deus!
      Por isso recomendamos que você a escute em oração para que possa usufruir de todas as graças e bençãos que Deus quer derramar em sua vida por meio desta Palavra!!!

terça-feira, 1 de maio de 2012

São José, Operário de Deus !!!!



Hoje celebramos liturgicamente o dia de São José Operário.  Quando assim falamos, a primeira vista, parece que é um outro José. Mas não é: é o mesmo José, esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus. Contudo a Igreja hoje o contempla  como Operário.
São José era descendente de Davi e foi prometido em casamento a Virgem Maria. Porém antes de se casarem , José soube que Maria estava grávida e para não desonrar sua descendência, nem ver Maria apedrejada, julgou ser melhor abandonar Maria em segredo.
Porém em sonho, Deus lhe revelou que o filho que Maria estava esperando, fora gerado pelo Espírito Santo e que ele seria responsável pela educação desta criança e lhe daria  o nome  de Jesus. A partir de então José tomou Maria por esposa e Jesus como sendo seu próprio filho.
São José não teve nenhum filho com Maria, sendo portanto Jesus seu único descente ( mesmo não sendo Ele filho legítimo de José).
Isso nos narra o Evangelho. Por isso também que são José e chamado de Patrono da Igreja, pois aceitou ser o pai adotivo de Jesus, ensinando-lhe o que sabia principalmente o seu ofício. E é justamente isto que a Igreja nos propõe a contemplarmos hoje!  
São José era carpinteiro, executava os mais diversos trabalhos em madeira, desde móveis, ferramentas, artigos para construção civil, construção naval, entre outros. Ensinou tudo isso a Jesus, pois assim era o costume da época, onde os pais transmitiam seus conhecimentos e seu ofício aos filhos.
José viveu santamente a sua vida. Era obediente a Palavra de Deus, um homem silencioso, que vivia a castidade, a simplicidade e a pobreza.
Por isso somos convidados a aprendermos com José, a sermos operários de Deus, construindo um mundo novo, onde há amor e vivencia fraterna. Onde a vida e respeitada e valorizada. Onde  todos somos irmãos!
Que São José interceda por nós, para que sejamos dóceis ao Espírito Santo e operários fieis à Palavra de Deus!
São José Operário, rogai por nós!!!!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Oração ao Divino Espírito Santo





Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho!
Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar,
aquilo que devo dizer,
como eu devo dizê-lo,
aquilo que devo calar,
aquilo que devo escrever,
como eu devo agir,
aquilo que devo fazer,
para procurar a Vossa glória, o bem das almas e minha própria santificação.
Ó Jesus, toda a minha confiança está em Vós.
Ó Maria, Templo do Espírito Santo, ensinai-nos a sermos fiéis àquele que habita em nosso coração.
Amém

Autor: Cardeal Verdier 

terça-feira, 24 de abril de 2012

Pregação do dia 19/04/12

          Primeiramente gostaríamos de pedir desculpas, pelo atraso da publicação desta pregação e também justificar que as outras pregações feitas neste mês não estão disponíveis por problemas técnicos. Mas que já foram solucionados e que a partir de agora estão se normalizando!
          Esta pregação que estamos publicando agora foi feita no último Grupo de Oração (dia 19/04/2012) e foi ministrada por Lúcia Eutimia, coordenadora da Equipe de Intercessão de nosso Grupo. A Palavra meditada se encontra no livro do profeta Isaías, capitulo 45, versículos de 1- 11.
          Recomendamos que ouçam em oração esta pregação, que se inicia com a oração ao Espirito Santo, para que você possa experimentar todas as graças que Deus que realizar por meio dela. Que Deus abençoe!!!!


segunda-feira, 2 de abril de 2012

Estar aos pés de Jesus



        Vamos meditar um pouco sobre este magnifico evangelho que a Igreja nos Propõe para esta Segunda Feira Santa. O evangelho de João 12,1-11.
       Vemos neste evangelho uma visita que Jesus faz à família de Lazaro, aquele que ele o ressuscitara. Jesus estava já a caminho de Jerusalém e passou a noite com seus discípulos na cidade de Betânia, na casa de Lazaro e suas irmãs.
        Contudo o que nos chama atenção é a postura de Maria, irmã de lazaro e Marta, de ficar aos pés Jesus, lavando-os com perfume. A palavra de Deus nos fala bem claro, que ela gastou meio litro de perfume de nardo, cujo preço era extremamente alto.
         Maria não poupou o que ela tinha de melhor, pelo contrário ele deu tudo o que tinha de melhor para Jesus. É o primeiro ponto que somos convidados a perceber nesta leitura: A darmos o melhor para Jesus. Não digo aqui de bens materiais, mas de nossa vida de forma em geral. Muitas vezes damos o resto para Jesus: "se sobrar um tempinho eu a Igreja" ," não posso parar para rezar agora pois estou atrasado" , " não vou rezar o terço pois estou cansado" e etc. Sempre arrumamos uma desculpa para não nos entregarmos por inteiro a Jesus. Não o damos o que temos de melhor, lhe damos o que resta,o que sobra de nós. O melhor nós damos para os nossos interesses pessoais, para a busca de bens e de coisas passageiras.
       Outro ponto muito bonito que contemplamos em Maria é a sua postura: estar ao pés de Jesus. Muitas das vezes não nos colocamos nesta atitude de humildade. Estar aos pés de Jesus é reconhecer quem Ele é e quem nós somos perante Deus. é colocar-se ao Seu inteiro dispor, é submeter-se a Sua vontade. Queremos muitas vezes o contrario que Deus esteja pronto para nos servir da maneira que queiramos e não percebemos que a lógica é o contrario. Estar aos pés de Deus nos garante a maior e a verdadeira alegria !!!
          Contemplamos no ato de Maria a preparação do corpo de Jesus à morte, ou seja , a embalsamação do corpo de Cristo, que não foi feita no calvário. É a atitude de Jesus que, de uma certa forma, se prepara para a sua dolorosa paixão.
Por fim a frase de Judas Iscariotes, o traidor , nos chama muito a atenção. Será que ele realmente estava preocupado com os pobres?
         Judas é o retrato das pessoas que não sabem reconhecer o entrega total das outras pessoas a Deus. São aqueles que criticam, debocham e não veem sentido na entrega "do melhor" ao serviço de Deus.
         Sua frase mostra apenas o seu egoismo, pois ele estava pensando em tirar vantagens na venda do perfume. Ele era o tesoureiro dos doze discípulos e cuidava da bolsa comum, ou seja, do dinheiro que era reservado ao sustento dos outros onze. Com a venda deste perfume, o dinheiro que ele doaria aos ( pois como disse ele é quem cuidava desta área) ficaria para ele. E não era pouco dinheiro!Vale ressaltar que ele traiu Jesus por muito menos, 30 moedas de prata, ou seja dez vezes menos que o valor deste perfume.
         Por isso somos convidados a meditarmos sobre este evangelho sob esta perspectiva: Será que estamos dando o nosso melhor a Deus? Temos a humildade de nos submetermos à sua vontade? Ou fazemos as coisas querendo levar vantagem, esperando algo em troca?
        Que Deus nos ajude a termos esta postura de Maria, que se faz humilde e serva. Que aprendamos a doar o nosso melhor, ou seja, nossa vida por inteiro à serviço de Deus, sem esperar algo em troca.
        Que o Senhor nos dê forças e coragem nesta missão e que nos abençoe para vivenciarmos profundamente esta semana.Amém.

domingo, 1 de abril de 2012

Espiritualidade do Domingo de Ramos





     Iniciamos hoje com toda a Igreja o início da Semana Santa, com a celebração do Domingo de Ramos. Mas por que esta celebração marca a abertura da Semana Santa? O que ela tem de diferente?

    Estes o aclamaram com "hosanas" e com ramos que pegaram pelo caminho. Dai vem o motivo de o domingo de hoje ser chamado de ramos, pois fazemos memória este momento tão importante da vida de Jesus. Sabemos que Jesus morreu em Jerusalém, cidade sagrada dada de presente por Deus a Davi e a seus descendentes. Poucos dias antes de sua paixão, ele entrou triunfalmente em Jerusalém montado em um jumentinho e foi aclamado pelos habitantes da cidade com Rei. 

      É um convite que a Igreja nos propõe a levarmos nossos ramos à Igreja para aclamarmos Jesus com Rei e senhor de nossa vida e de nossas famílias.

      Contudo o Domingo de Ramos, não apenas nos introduz cronologicamente aos acontecimentos que ocorrerão ao longo desta semana, mas nos convida a meditarmos sobre a Condenação e Morte de Jesus. Por isso os paramentos usados na celebração são da cor vermelha, cor que liturgicamente representa o sangue, o martírio.

      Podemos até definir que o grande foco da celebração de hoje é a Paixão de Cristo, Ápice do amor de Deus por cada um de nós. 
    Assim quando compreendemos o Domingo de Ramos, vivenciamo-lo de maneira muito mais viva e eficaz, pois compreendemos que por meio da celebração de Ramos, somos introduzidos aos mistérios desta Semana, acompanhando desde os primeiros passos de Jesus em Jerusalém, sem perdermos o foco de toda esta semana: o infinito amor de Deus que se Demonstra no Calvário, no lenho da Cruz.